Regras de Comunicação
A comunicação no âmbito das políticas europeias é um desafio que envolve todos os intervenientes.
Deste modo, a divulgação e a publicitação do apoio concedido pelos Fundos da União Europeia constituem uma responsabilidade das suas entidades beneficiárias e organismos de gestão, consagrada na legislação comunitária e nacional.
Tal obrigação tem como principal objetivo informar os públicos-alvo da intervenção e a opinião pública, em geral, sobre o papel desempenhado pela União Europeia, no âmbito do Portugal 2030, nos projetos e operações cofinanciados e nos seus respetivos impactos e resultados.
É importante conhecer todas as Regras de Comunicação que deve cumprir para dar visibilidade ao seu projeto cofinanciado por Fundos da União Europeia.
Para o efeito, disponibilizamos os documentos e as informações essenciais sobre as regras, procedimentos e publicitação, bem como vários logótipos, barras de cofinanciamento e modelos de peças de comunicação.

Aplicação da marca Portugal Inovação Social e das barras de cofinanciamento em suportes de comunicação
Exs: folhetos, brochuras, cartazes, roll-ups, anúncios de imprensa, websites, e-newsletters, vídeos promocionais, entre outros.
Consulte aqui o Manual de Recomendações de Comunicação para projetos apoiados
Logótipo Portugal Inovação Social
As versões do logótipo Portugal Inovação Social estão disponíveis para download nesta secção, conforme as necessidades e as normas gráficas da marca.
Manual de Normas Gráficas
Barras de Co-Financiamento
As barras de co-financiamento devem ser utilizadas de acordo com o Programa Regional que apoia o projeto, podendo ser descarregadas nos respetivos websites ou aqui:
Documentos de Consulta Obrigatória
Para esclarecimentos adicionais, devem os beneficiários consultar os seguintes documentos disponibilizados nos links em baixo: