
Objetivo
O instrumento de financiamento Parcerias para a Inovação Social foi criado para apoiar a experimentação e o desenvolvimento de Iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social, ou seja, projetos que testem abordagens inovadoras para responder a problemas sociais
Beneficiários
É possível candidatar-se a este instrumento de financiamento, qualquer entidade do setor privado (empresas) ou da economia social (associações, cooperativas, fundações, misericórdias, mutualidades, entre outras) que pretendam dinamizar uma Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social.
Dependendo dos concursos, podem ainda concorrer entidades do setor público, nomeadamente, instituições do ensino superior e empresas, associações e fundações públicas.
Principais características
Modelo de Financiamento:
Os projetos aprovados no âmbito deste instrumento são cofinanciados por fundos da União Europeia (80%) e por investidores sociais (20%). Estes investidores podem ser entidades públicas ou privadas, independentes da organização que é financiada.
O financiamento baseia-se numa metodologia de Custos Simplificados, através da qual os custos elegíveis correspondem ao valor das remunerações dos Recursos Humanos que operacionalizam o projeto (custos diretos com pessoal), acrescido de uma taxa fixa de 40% para todas as outras despesas.
Avaliação de Impacto:
De forma a avaliar o impacto do projeto nas pessoas que são os seus destinatários, deve ser definido um Indicador de Resultado (a melhoria esperada e mensurável na vida das pessoas) e uma meta (em quantas pessoas se verificará essa melhoria). A avaliação de impacto do projeto é obrigatória, devendo ser apresentado com cada Pedido de Reembolso um Relatório de Execução e Impacto que apresente o progresso da implementação do projeto e do seu impacto.
Tem um projeto
de Inovação Social?
Projetos em Execução
Para projetos já em execução, a Portugal Inovação Social 2030 preparou um conjunto de documentos para apoio à submissão de pedidos de reembolso, designadamente:
Apuramento de Custos Pessoal Interno – Modelo A
Apuramento de Custos Pessoal Interno – Modelo B
Apuramento de Custos Pessoal Interno – Modelo C
Mapa de Registo Horário Tarefas – Modelo
Minuta de Declaração da despesa a validar pelo contabilista certificado
Passo a Passo do Beneficiário – Contratos
Passo a Passo: Balcão dos Fundos – Submeter Pedidos de Pagamento
Disponibiliza-se ainda o Relatório de Execução e Impacto da implementação do Plano de Desenvolvimento da IIES, o qual inclui a informação que será necessário apresentar juntamente com cada pedido de reembolso ou pedido de saldo final.
Descarregue os documentos aqui.
Tem dúvidas que gostava de ver esclarecidas?
Contacte-nos através do email
geral@pis.portugal2030.pt ou contacte diretamente os nossos Representantes Regionais:




Sónia Files
Representante Regional do Norte
Luísa Bernardes
Representante Regional do Centro
Marta Sousa
Representante Regional de Lisboa
Francisco Fragoso
Representante Regional do Alentejo e Algarve