Parcerias para a Inovação Social

Objetivo

O instrumento de financiamento Parcerias para a Inovação Social foi criado para apoiar a experimentação e o desenvolvimento de Iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social, ou seja, projetos que testem abordagens inovadoras para responder a problemas sociais

Beneficiários

É possível candidatar-se a este instrumento de financiamento, qualquer entidade do setor privado (empresas) ou da economia social (associações, cooperativas, fundações, misericórdias, mutualidades, entre outras) que pretendam dinamizar uma Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social.

Dependendo dos concursos, podem ainda concorrer entidades do setor público, nomeadamente, instituições do ensino superior e empresas, associações e fundações públicas.

Principais características

  Modelo de Financiamento:

Os projetos aprovados no âmbito deste instrumento são cofinanciados por fundos da União Europeia (80%) e por investidores sociais (20%). Estes investidores podem ser entidades públicas ou privadas, independentes da organização que é financiada.

O financiamento baseia-se numa metodologia de Custos Simplificados, através da qual os custos elegíveis correspondem ao valor das remunerações dos Recursos Humanos  que operacionalizam o projeto (custos diretos com pessoal), acrescido de uma taxa fixa de 40% para todas as outras despesas.

  Avaliação de Impacto:

De forma a avaliar o impacto do projeto nas pessoas que são os seus destinatários, deve ser definido um Indicador de Resultado (a melhoria esperada e mensurável na vida das pessoas) e uma meta (em quantas pessoas se verificará essa melhoria). A avaliação de impacto do projeto é obrigatória, devendo ser apresentado com cada Pedido de Reembolso um Relatório de Execução e Impacto que apresente o progresso da implementação do projeto e do seu impacto.

Tem um projeto
de Inovação Social?

Projetos em Execução

Para projetos já em execução, a Portugal Inovação Social 2030 preparou um conjunto de documentos para apoio à submissão de pedidos de reembolso, designadamente:

Apuramento de Custos Pessoal Interno – Modelo A

 Apuramento de Custos Pessoal Interno – Modelo B

 Apuramento de Custos Pessoal Interno – Modelo C

 Mapa de Registo Horário Tarefas – Modelo

 Minuta de Declaração da despesa a validar pelo contabilista certificado  

Passo a Passo do Beneficiário – Contratos

Passo a Passo: Balcão dos Fundos – Submeter Pedidos de Pagamento

Disponibiliza-se ainda o Relatório de Execução e Impacto da implementação do Plano de Desenvolvimento da IIES, o qual inclui a informação que será necessário apresentar juntamente com cada pedido de reembolso ou pedido de saldo final.

Descarregue os documentos aqui.


Tem dúvidas que gostava de ver esclarecidas?

Contacte-nos através do email
geral@pis.portugal2030.pt ou contacte diretamente os nossos Representantes Regionais:

Sónia Files
Luisa Bernardes
Marta Sousa
Francisco Fragoso

Sónia Files

Representante Regional do Norte

Luísa Bernardes

Representante Regional do Centro

Marta Sousa

Representante Regional de Lisboa

Francisco Fragoso

Representante Regional do Alentejo e Algarve

Sónia Files

Sónia Files

Representante Regional do Norte

Luisa Bernardes

Luísa Bernardes

Representante Regional do Centro

Marta Sousa

Marta Sousa

Representante Regional de Lisboa

Francisco Fragoso

Francisco Fragoso

Representante Regional do Alentejo e Algarve