Beneficiário: Casa De Trabalho Doutor Oliveira Salazar (Patronato De Santo Antonio)
Tipologia: Parcerias para a Inovação Social
A tecnologia tem vindo a instalar-se nas nossas vidas, quase sem pedir licença, causando um sentimento generalizado de aceitação automática que não nos deixa grande margem para definir, de forma consciente e determinada, as suas regras de utilização num contexto que é aliciante e de recompensas imediatas. Este é um desafio atual e pertinente que nos toca a todos, de forma direta ou indireta.
Assim, a Fundação Casa de Trabalho com a implementação do projeto XPTO, no distrito de Bragança, pretende, através da arte do teatro, aumentar os conhecimentos de 150 adolescentes/jovens sobre a utilização saudável da tecnologia e sobre os fatores de risco que
estão associados ao uso excessivo da mesma com incidência em conteúdos específicos (redes sociais, videojogos, apostas online).
Este projeto visa contribuir para o equilíbrio entre o mundo online e o mundo offline na vida dos destinatários, gerando impacto através da metodologia participativa, grupal, sistémica, artística, de proximidade e comunitária.