SPARKLE – Transforming Education

Beneficiário: A.P.E.I.-Associação De Profissionais De Educação De Infancia

Tipologia: Parcerias para a Inovação Social

NUTS II
Centro
Período
01/09/2024 — 31/07/2027
Código
CENTRO2030-FSE+-00485600

Descrição

O insucesso escolar revela-se de forma precoce, manifestando-se logo nos primeiros anos de escolaridade. É um fenómeno massivo, cumulativo e constante que põe em causa a premissa de uma escola inclusiva. É um fenómeno socialmente seletivo porque não toca de igual modo a todas as crianças. A investigação demonstra que a principal causa para o insucesso escolar é o défice em competências de leitura Ao longo dos anos, ocorre um efeito “bola de neve” na gravidade das dificuldades de leitura: crianças com dificuldades no início da aprendizagem tendem a ter dificuldades cada vez maiores ao longo dos anos. As consequências do insucesso poderão manifestar-se de formas diferentes, mas têm sempre na base uma forte desmotivação, uma baixa autoestima, um baixo autoconceito académico e podem levar a situações de ansiedade e depressão infantil. As dificuldades exacerbam-se e extravasam para outros processos cognitivos além da leitura, com consequências que vão muito para além do plano cognitivo, afetando o nível emocional e comportamental.
Torna-se clara a necessidade de uma intervenção baseada em evidências científicas e em níveis precoces. A investigação no campo da aprendizagem da leitura identifica com precisão as causas de certas crianças falharem na aprendizagem inicial da leitura e a forma como essas dificuldades são abordadas, de forma insatisfatória, no contexto educativo. Fundamentado nestas evidências, o Programa Sparkle constitui-se como uma intervenção em níveis precoces (EPE e 1.º ano de escolaridade), composto por um conjunto de materiais estruturados, aplicados por Facilitadores capacitados para recorrerem a pedagogias participativas e tendo a coadjuvação dos docentes titulares de grupo turma. Enfatiza-se, também, a capacitação destes docentes. O Programa Sparkle será a ponte entre a ciência da leitura e as suas implicações na transformação do contexto educativo, respondendo às necessidades de todas as crianças e permitindo-lhes que desenvolvam o seu pleno potencial e se tornem alunos de sucesso, num ambiente de bem-estar.


Área de Intervenção
Educação
Perfil da Entidade
Associação
Indicador aprovado
Crianças que aumentam as competências de literacia emergente, leitura e escrita = 250
Nº Destinatários
250
Tipo de destinatário
Crianças e Jovens
ODS Final
ODS1 ODS3 ODS4 ODS8
Cofinanciado por
CENTRO 2030